Outras Notícias

Internet pode ser uma boa fonte de receitas para ONGs


No período de 17/12/2007 a 22/01/2008, o MercadoLivre.com realizou pesquisa em sua homepage para saber o que os usuários do site pensam sobre comprar itens de caráter beneficente. Ao todo foram 1191 respostas que mostram que 19% dos usuários fariam ou já fizeram algum tipo de compra beneficente; pouco mais de 71% afirmaram que nunca adquiriram nenhum produto com fins sociais e 10% disseram que não sabem se já compraram algo de caráter beneficente.
O estudo revela ainda o enorme potencial do terceiro setor, pois os compradores do site possuem intenções de comprar itens de seu interesse e assim ajudar uma entidade. Algumas compras beneficentes já acontecem na própria plataforma do MercadoLivre.com por meio do MercadoSolidário que agrega ONGs, entidades e instituições sem fins lucrativos que desejam vender itens que ganharam ou parte de suas produções internas e assim aumentar a renda da entidade.

Atualmente fazem parte do MercadoSólidário mais de 18 entidades que realizam leilões ou vendem produtos pelo site sem ônus algum. Diferente dos demais usuários, essas organizações têm isenção total de quaisquer tarifas e contam ainda com apoio institucional do MercadoLivre.com em termos de divulgação à imprensa e auxílio na promoção dos produtos oferecidos.

Para Stelleo Tolda, diretor-presidente do MercadoLivre.com, essa pesquisa demonstra que o terceiro setor ainda não se apoderou totalmente do poder de disseminação, comércio e de segmentação que a internet possui. Além de mostrar a necessidade das ONGs de se adaptarem à realidade virtual e, aos poucos, conforme a internet vai atingindo camadas mais vastas da população, buscarem atingir investidores, patrocinadores e outros interessados neste mercado. "A oportunidade está aí, basta agarrá-la", afirma o executivo.

Para se tornar um MercadoSolidário, basta acessar: http://www.mercadolivre.com.br/mercadosolidario e seguir as instruções do site.


Confira a ficha técnica da pesquisa:
.Amostra: 1191 participantes
.Técnica de coleta de dados: pesquisa on-line
.Instrumento de coleta de dados: questionários semi-estruturados com perguntas fechadas.
.Período: de 17/12/2007 a 22/01/2008.

Mais informações sobre o MercadoLivre.com
Bansen & Associados - www.bansen.com.br
Alexandre Moreno - alexandre@bansen.com.br
Yara Bonafé - yara@bansen.com.br
(11) 5539-2344

Fonte: Bansen & Associados

Powered By Signe - Solução Integrada para Gestão de Negócios