Outras Notícias

Primeiro evento do Mata Atlântica Vai a Escola acontece amanhã


A Fundação SOS Mata Atlântica realiza amanhã (27/10), o primeiro evento do programa Mata Atlântica Vai à Escola, às 10h30, na E.E. Prof. Eloi Lacerda, em Osasco. Na ocasião, serão realizadas caminhadas, plantio de mudas e oficinas sobre papel reciclado (produção e utilização), reaproveitamento de óleo de cozinha (confecção de sabão), além de apresentações artísticas (música, dança e teatro) relacionadas à Mata Atlântica.



O programa, que está em sua fase piloto neste semestre em mais duas escolas de São Paulo - Professor Sebastião de Souza Bueno e no Colégio Campos Salles-, será implementado oficialmente no início de 2008. O Mata Atlântica Vai à Escola tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada sobre a importância da conservação ambiental e do Bioma Mata Atlântica.



As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais por meio de uma linguagem mais simples, popularizando conceitos como restauração, biodiversidade, conservação, água e legislação.



Os educadores passam por encontros de capacitação com atividades presenciais com duração de 16 horas e também à distância, além de terem acompanhamento on-line durante o ano letivo. Os principais eixos temáticos trabalhados são: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos e Biodiversidade.



As escolas participantes têm como benefícios a capacitação dos educadores, material pedagógico e sugestões de atividades, sistema em rede para a troca de informações e experiências entre os professores capacitados pelo programa e a formação de um banco de dados com as escolas participantes, que mostra as atividades realizadas e um balanço geral do programa.



O Mata Atlântica Vai à Escola é viabilizado por meio da receita da adesão às carteirinhas de estudantes, que têm validade em todo o território nacional. Com a aquisição de uma carteirinha extra, cada aluno de escola particular proporcionará uma carteirinha para um aluno da escola pública. Uma empresa interessada também poderá patrocinar o programa para atender escolas nas regiões de influência.





Serviço:

LOCAL: E.E. Prof. Eloi Lacerda

ENDEREÇO: Rua Henrique Dias, 243 – Jd. Piratininga/ Osasco

DATA: Sábado, 27 de outubro

HORÁRIO: 10h às 15h


Atividades
Oficinas e exposição de trabalhos

10h30 horas - Caminhada pelo bairro

11h - plantio de mudas (marco inicial do projeto na escola)

11h30 - Oficinas: papel reciclado (produção e utilização), reaproveitamento e reutilização de vidros, reaproveitamento de óleo de cozinha (confecção de sabão), sala da saúde, jogos de mesa, vídeos sobre a Mata Atlântica, trilha ecológica gigante, unhas artísticas, brinquedoteca, pintura em tecido e jogo da cidadania (SOS Mata Atlântica).

Exposições: análise da situação ambiental local, Espaço Mata Atlântica, poluições e artesanato com materiais reciclados.

Apresentações: música (funk do meio ambiente), danças, poemas e poesias, teatro sobre Mata Atlântica e ginástica natural.

Fonte: Lead

Powered By Signe - Solução Integrada para Gestão de Negócios