Outras Notícias

ONG ABCD´s comemora quatro anos na luta pela diversidade


A ONG ABCD´S - Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual -, que atua desde 2004, na luta pela diversidade, criminalização da homofobia e pelos direitos da comunidade GLBT, em Santo André e na região do Grande ABC, realiza, dia 25/10, a partir das 19h, no Parque Prefeito Celso Daniel, a comemoração de seus quatro anos de existência.



O evento vai contar com os shows da rainha da Parada 2007 Xuxa Cover e da rainha 2008, eleita por meio do 2º Concurso de Drag´s e Transformistas, realizado em outubro, Rafaella Syndell. Também farão show, as madrinhas Stephanny´s Stryped (2007) e as recém eleitas madrinhas Bharbára White e Débora Moreno. Completa o cast da festa, os artistas performáticos Núbia e Kyrus.

No dia, serão homenageadas personalidades que vêm se dedicando à luta pelos direitos dos GLBT´s, como a vice-prefeita de Santo André Ivete Garcia, a vereadora Heleni de Paiva, o vereador Cláudio Malatesta, e a equipe do CADS - Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual -, da Prefeitura de São Paulo.





Declaração

“A Ong ABCD’S nasceu em uma praça da Igreja São João Batista, em São Bernardo do Campo, no Rudge Ramos. Fizemos as nossas primeiras reuniões na casa de um amigo. Em 27 de outubro de 2004 a ONG se concretizou e tomou forma em uma região conhecidamente retrógrada, provinciana, preconceituosa e, além disso, homofobica.”



“No primeiro ano de criação fomos ao Fórum Social, em Porto Alegre, anunciar a 1ª Parada do Orgulho GLBT da região, que aconteceu em 18 de setembro de 2005, com cerca de 15 mil pessoas e um calendário com 15 dias de atividades voltadas para a conscientização dos direitos dos GLBT´s. Já, em 2006, realizamos a 2ª Parada, que reuniu aproximadamente 25 mil pessoas e uma agenda com 30 dias de atividades. E, em 2007, a ONG quebrou o recorde, que acredito ser mundial, de 45 dias ininterruptos de atividades culturais, que se configurou na multidão de 30 mil pessoas que acompanharam a 3ª Parada.”

Marcelo Gil – presidente da ABCD´s




ABCD´s – Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual

Presidida e fundada por Marcelo Gil, a ONG existe desde 2004, e tem como alicerce as diretrizes dos Movimentos de Direitos Humanos, como a luta pela cidadania, inclusão social e auto-estima. No mesmo em que foi fundada, a ONG anunciou no Fórum Social Mundial a necessidade da 1ª Parada do Orgulho GLBT no município andreense, até então conhecido como sede dos “Carecas do ABC”, organização neo-nazista, que aterrorizava a comunidade GLBT da região. O evento reuniu cerca de 5 mil pessoas. Também em 2005, conquistou visibilidade por liderar a campanha “Direito de Resposta”, que conseguiu tirar do ar a emissora Rede TV, em resposta ao preconceito velado do programa do apresentador João Kleber. A Parada de 2006, reuniu aproximadamente 25 mil pessoas, e a de 2007, uma multidão de 30 mil.



Em 2007, a instituição conta com uma programação diversificada e constante para a comunidade GLBT, como jogos de vôlei de Drag´s, Pique Night no Parque Celso Daniel, seminários e palestras, campanhas em prol da luta contra a homofobia e AIDs, além de, também, ter criado um canal de denúncias de agressões contra homossexuais.



Informações para a imprensa:

Core Comunicação*Corporate Solutions
Alexandre Pereira

Tel.: 55.11. 4433.8366
Cel.: 55.11.9200.0147
www.corecomunicacao.com.br

Fonte: Core Comunicação*Corporate Solutions

Powered By Signe - Solução Integrada para Gestão de Negócios