Outras Notícias

Amigos do Emprego e CROPH firmam parceria para apoiar desempregados

Apoiar o desempregado de forma sustentável, dentro da própria comunidade, por meio de agentes multiplicadores. Está é a proposta de um projeto piloto da organização não-governamental Amigos do Emprego, que desde o início de julho acontece em parceria com a CROPH - Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana.



O objetivo do projeto é oferecer auxílio profissional e psicológico para o desempregado atendido pela instituição, assistido nas unidades da CROPH, a partir da estrutura, da metodologia e do material especialmente desenvolvido pela ONG.



Com a mesma metodologia européia das grandes empresas de recolocação e reorientação de carreira, disponibilizada pela consultoria francesa BPI do Brasil, a ONG vai formar 12 multiplicadores que atuarão em diferentes unidades da CROPH, como a Estação LA Norte, que dá assistência a adolescentes, e a Casa de Apoio Maria Maria, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade.



A meta é organizar grupos de apoio, usando a estrutura das unidades, para oferecer acesso fácil à informação, qualificação e orientação profissional para os desempregados assistidos pela Croph. As oficinas incluem desde dicas de como fazer um currículo, apresentação em entrevistas, dinâmicas, até onde e como a melhor forma de procurar um emprego. “Já na primeira turma percebemos o entusiasmo dos conselheiros na participação do projeto. Foi impressionante como aprenderam os conceitos de forma natural”, observa a coordenadora do Amigos do Emprego, Laura Castelhano.



Para Bety João, gerente de relações institucionais da CROPH, o projeto consegue atender diversos públicos como adolescentes, homens, mulheres e idosos. “As pessoas são bastante simples e os trabalhos realizados pelos assistentes sociais e psicólogos são feitos respeitando a instrução de cada pessoa”, afirma.



O projeto, que deverá ser implementado em caráter definitivo no próximo semestre, contemplará 16 unidades, nas regiões centro e norte de São Paulo. A idéia é estender a iniciativa para outras regiões do Estado. Segundo Laura Castelhano, a valorização do desempregado é muito importante para sua reinserção na sociedade. “Os assistidos pela Croph terão uma grande oportunidade de repensar as possibilidades de trabalho e renda graças a esse projeto", ressalta Laura.



* O Instituto Amigos do Emprego é uma ONG que apóia ações que visam reduzir os níveis de desemprego em nosso país e desenvolver novas oportunidades de trabalho e renda. Um de seus objetivos é o desenvolvimento e fomento de políticas públicas de geração de trabalho e renda, e apoio na gestão e implantação de seus processos de recolocação, em condições de trabalho e renda, de profissionais demitidos ou desligados por aderirem a planos de demissão incentivada ou voluntária, ou similares.

Fonte: Renee Silva

Powered By Signe - Solução Integrada para Gestão de Negócios